terça-feira, 6 de setembro de 2011

Método cartesiano X Visão sistematica


Método cartesiano

Descartes foi um filosofo cuja característica é o seu temperamento matemático, sua preocupação era com a ordem, a clareza e a distinção. Preocupava-se também em manter a sua filosofia positiva e concreta, contudo de modo simples e claro. Descarte propôs fazer uma ciência essencialmente pratica e não especulativa, queria disciplinar a ciência e isso seria possível com um bom método. Esse método seria universal, inspirado no rigor matemático e racionalista.
O método seria um instrumento, que bem manejado levara o homem a verdade, esse método consiste em aceitar apenas aquilo que é certo e irrefutável e conseqüentemente eliminar todo o conhecimento inseguro ou sujeito a controvérsias. O objetivo de Descartes era de abranger numa perspectiva de conjunto unitário e claro, todos os problemas propostos a investigação cientifica.
O fundamento principal da filosofia cartesiana consiste na pesquisa da verdade, com relação a existência dos "objetos", dentro de um universo de coisas reais. O método cartesiano esta fundamentado no principio de jamais acreditar em nada que não tivesse fundamento para provar a verdade. Com essa regra nunca aceitara o falso por verdadeiro e chegará ao verdadeiro conhecimento de tudo.
Descartes parte do cogito (pensamento) que faz parte do seu interior, colocando em duvida a sua própria existência para chegar a uma certeza sobre a concepção de homem, o qual faz um novo pensar sobre a problemática (homem) considerando duas principais substancias existentes, que são o corpo e a alma que se unem em uma união fundamental porem distintas entre si.
Suas obras principais são tidas como clássicas são elas: Regras para a orientação do espírito – 1628 (primeiros conceitos do método cartesiano), Geometria – 1637 - (estudos e reflexões sobre a matemática, a física e a geometria), Discurso do Método – 1637 (instruções de como conduzir a razão, como buscar a verdade na ciência), Meditações – 1641 (expande as reflexões do discurso do método cartesiano).
O cartesianismo é um movimento filosófico cuja origem é o pensamento do francês René Descartes, filósofo, físico e matemático (1596-1650). Segundo Bertrand Russell Descartes é considerado o fundador da filosofia moderna e pai da matemática. Descartes foi o responsável pelo racionalismo continental, fazendo oposição ao empirismo. Descarte é considerado o primeiro filósofo "moderno” porem ele mesmo não se considera mestre e sim um estudioso, descobridor e explorador daquilo que encontrou. Sua contribuição à epistemologia é essencial, assim como às ciências naturais por ter estabelecido um método que ajudou o seu desenvolvimento. Descarte criou, em suas obras Discurso sobre o método e Meditações - ambas escritas no vernáculo, ao invés do latim tradicional dos trabalhos de filosofia - as bases da ciência contemporânea.


Visão sistêmica

A visão sistêmica consiste na capacidade de entender, implementar e demonstrar o comprometimento na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Várias forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas. Usando, adequadamente essa importante ferramenta, podemos minimizar diversos danos futuros e ter um diferencial competitivo.
É preciso analisar o ambiente, o todo, ou seja, o conjunto de forças que possam ter alguma influência sobre o funcionamento da organização. O conhecimento mais profundo da dinâmica da organização e da interação entre as diversas forças atuantes, permite que as ações, nas organizações, sejam mais efetivas não só as de curto prazo, mas principalmente de médio e longo prazos.





  IDH  Vs  IDE

O que vem a ser mais importante  um crescimento econômico ou desenvolvimento humano?
Os dois têm a sua importância no cenário mundial para a sobrevivência dos seres humanos de interesse tal que não podemos viver em buscar de apenas um desse objetivo. Antes  mesmo da revolução industrial nós tínhamos um visão isolada do mundo conceito tal como: lucro  ,desenvolvimento ,expansão cormecial, desenvolvimento de nossa tecnologia,e etc. era bem mais importante do que nosso bem-estar ,alias estar em bem era algo que ninguém conhecia por completo pois o bem estar estava ligado diretamente com possuir bens  matérias .
Só depois de muito prejuízo  psicológico é que começamos a vê o mundo com uma visão sistêmica ,onde  temos a consciência de que estamos praticamente eu  um teia onde as coisa estão inteiramente interligada e o que acontecer ali vai chegar de uma certa forma aqui .e o conceito de que algumas empresas tinha em investi só em equipamentos industrial estar ficar um pouco de lado,estão valorizado mais nos  pessoas que somos  responsável por todo esse desenvolvimento  econômico
De certa forma estamos buscados a nossa saúde não só física, mas psicológica também. A meta agora é reverte a situação. Buscar qualidade de  vida que é mais importante do que apenas um crescimento econômico.
Ninguém gostaria de estar bem de vida e viver completamente em um mundo isolado nem; mais é exatamente isso que acontece no mundo em que vivemos algum de nos temos dinheiro, casa, carro, família tudo do bom, mais vivem completamente ,isolado em sua casa quando sair estar assustado pensado sempre que algo de ruim ira lhe acontecer.alguns de nos trabalhamos tanto que não temos nem tempo para estar com a  família e quando temos algum dia de folga estamos estressado ,preocupado com as atividades e projetos da empresas.nesse contexto todo qualidade de vida se tornou algo que apenas algum de nos temos nessa vida .
Mas realmente tudo estar interligado. Afinal o governo nos propicia uma melhor qualidade de vida ou apenas contribuir para que isso seja impossível?Quando se tem uma estrutura política como a nossa que não investe 97% em educação, desigualdade social sempre ira existe. e se Y se sente fora do desenvolvimento econômico ele fará de tudo para “entra” mesmo o que ele faça não seja tão ético assim.
Quanto mais o governo não investe em educação mais ele contribuir para o aumento da desigualdade social, aumentado assim a insegurança, ”porque se Y não se sentira capaz de ter um ótimo emprego então entrara para o mundo crime em buscar de novos rumos”.ira fazer o seu “trabalho” que não seja tão digno assim para algumas pessoas mas para ele é normal pois ele nunca teve informação suficiente sobre isso .trabalho esse como derrubar arvores,queimada e tanto outros que vai agredir o meio ambiente.

Ai chegamos  a um ponto crucial de ser ter uma visão sistemática. o que  Y faz contar o meio ambiente vai chegar a  mim.exemplo a queimada que ele provocou ira manda para a atmosfera um quantidade enorme de monóxido de carbono que amanhã ira prejudicar a minha saúde  pois o meio ambiente ira reagir a minha ação feita contra ele.
Por esses motivos é de grande importância no mundo atual pensar no conceito mundo não apenas  em meu mundo.   

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.